Saiba qual o protocolo de vacinação para seu pet

Quais as vacinas meu cão deve tomar? Será que meu gatinho tomou as principais vacinas? Devo repetir o protocolo de vacinação de quanto em quanto tempo?

Chega de dúvidas! Hoje é dia da Dra. Eliana de Farias, nossa veterinária pediatra, responder e tirar as dúvidas sobre as principais vacinas para cães e gatos e qual deve ser o protocolo de vacinação dos pets.

Vacinas para cães e gatos

Cães e gatos precisam se vacinar, todos os anos, contra raiva. O protocolo é mundial.

A vacina anti rábica e é idêntica à usada em vacinas humanas. Já a vacina contra a Giardia previne quadros gastrointestinais graves provocados pela Giardia e reduz a contaminação ambiental.

“A vantagem de diminuir a contaminação ambiental é reduzir a chance de transmissão para seres humanos e outros animais. É essencial para casas que o animal convive com criança, gestante, idosos ou pessoas imunodeprimidas”, esclarece Dra. Eliana.

No caso da leishmaniose, a vacinação aumenta a capacidade do corpo dos cães de reagir ao contato com o parasita. Ele se protege para eliminar o parasita sem desenvolver a doença ou se tornar portador do parasita.

Vacinas para cães

Os cães devem tomar, todos os anos, algumas vacinas. A primeira, óctupla, previne contra várias doenças: Cinomose canina, Adenovírus tipo 2, Coronavirose canina, Parainfluenza, Parvovírus, Leptospira canícola e Leptospira icterohaemorragiae.

Ela é conhecida por prevenir contra os principais vírus causadores de doenças infecciosas para cachorros.

“Cinomose e pavovírus são os mais comuns e que mais levam a óbito”, explica a Dra. Eliana. No caso da cinomose, o risco é grande porque o vírus pode ficar incubado por até 2 anos.

“Um mês de atraso na vacina já pode fazer com o que o animal tenha contato e o vírus fique escondido esperando uma baixa de imunidade para se multiplicar e provocar a doença”, completa a veterinária.

Parainfluenza e Coronavírus

A parainfluenza é a famosa gripe do animal, responsável por causar doenças respiratórias. Já o coronavírus, apesar do mesmo nome, é completamente diferente do vírus humano e causa, no cão, doença gastrointestinal.

Vacina para doenças respiratórias

Outra vacina exclusiva para cães é a KC, que previne contra doenças respiratórias graves provocadas pela bactéria Bordetella e pelo vírus Parainfluenza.

É uma vacina de uso intranasal que previne não só os sinais clínicos, mas também a infecção (replicação do vírus) e a eliminação dele no ambiente.

“Essa vacina não vai evitar que o animal tenha contato com o causador, mas deixará o sistema imunológico mais fortalecido e ele não terá manifestações mais graves da doença”, ressalta Dra. Eliana.

Segundo ela, principalmente filhotes e cães idosos são muito sensíveis a doenças respiratórias e desenvolvem-as com facilidade.

Vacinas exclusivas para gatos

O protocolo de vacinação para gatos pode ser da quádrupla ou quíntupla vacina. No primeiro caso, a proteção é para Rinotraqueíte Felina, Calicivirose, Clamidiose e Panleucopenia Felina.

No segundo caso, além das doenças já citadas, a vacina protege também contra a Felv, conhecida como leucemia felina.

Acompanhe a Doctor Vet no Instagram!

×
×