Saiba como embarcar com seu cachorro ou gato em viagens de avião, ônibus ou carro

Os animais de estimação estão cada vez mais inseridos na rotina da família e o hábito de se viajar com pet tem se tornado mais comum. No entanto, não se trata apenas de reservar um hotel pet friendly, é preciso seguir algumas regras para que o seu cachorro ou gato embarque com segurança. Veja abaixo como viajar com pet de avião, ônibus e carro.

Documentos para viajar com pet

A primeira coisa a providenciar na hora de viajar com cachorro ou gato é uma consulta com o médico veterinário. Além de examinar o seu pet para ter certeza de que ele está apto a viajar, o profissional poderá indicar medicamentos para controlar ansiedade e náusea que o animal possa vir a sentir no trajeto.

Durante a consulta certifique-se de que as vacinas estão em dia e solicite um atestado de saúde assinado pelo médico veterinário. Você vai precisar desses documentos na hora de embarcar no ônibus ou avião.

Viajar de carro com cachorro ou gato

A viagem de carro com pet é a mais tranquila. Para garantir segurança ao animal é preciso deixá-lo preso.

Para animais de até 10kg o recomendado é o assento do tipo cesto. O acessório é preso ao cinto e o pet fica preso ao assento pela coleira. Acima de 10Kg o ideal é o cinto de segurança para cães.

Para o caso de viagem com gato, o recomendado é a caixa de transporte.

Também é recomendado que o condutor do veículo, se possível, faça paradas a cada 2 ou 3 horas, sempre que o animal possa se movimentar, beber água e fazer suas necessidades fisiológicas.

Viajar de avião ou ônibus com cachorro ou gato

Para viajar com pet de ônibus ou avião as regras básicas são similares:

  • Apresentar atestado veterinário
  • Apresentar certificado de vacinação em dia
  • Avisar a empresa com antecedência que a viagem inclui um animal
  • Usar caixa de transporte

Nas viagens de avião e ônibus existe um número limite de animais transportados, por isso a necessidade de consulta prévia. De todo modo, entre em contato com a empresa antes de comprar a passagem, para confirmar o regulamento específico.

No caso de ônibus, há empresas que exigem que o tutor compre o assento ao lado para poder viajar com pet. Outras permitem que o animal seja levado no colo, desde que dentro da caixa de transporte.

Já nas viagens de avião, podem viajar na cabine junto com o tutor apenas cães e gatos de até 10 kg. Animais acima de 10kg devem viajar no porão da aeronave.

Não esqueça de levar ainda:

  • Coleira com identificação e número de contato
  • Água, ração e petiscos
  • Bebedouro e comedouro
  • Caminha
  • Sacos higiênicos para recolher as fezes
  • Brinquedos
  • Medicamentos

Precisa consultar o seu pet antes de viajar? Agende um horário conosco!

Acompanhe a Doctor Vet também no Instagram!

×
×