Nem sempre os problemas respiratórios em gatos são de fácil percepção. Veja dicas para ajudar a identificar

Assim como outros animais, os gatos têm tendências a complicações específicas. A função respiratória é uma delas e, por isso, deve ter atenção maior do tutor. Embora nem sempre os problemas respiratórios em gatos sejam de fácil percepção, há algumas dicas para ajudar a identificar.

As causas desses problemas respiratórios em gatos são variadas, indo desde alergias, vírus, fungos e baixa imunidade até o contato com fumantes. No entanto, alguns problemas dentários mais sérios também estão entre as principais causas de sinais respiratórios.

Como identificar problemas respiratórios em gatos

A mudança de comportamento sempre pode indicar um problema. Muitas vezes, o gato com a função respiratória abalada diminui consideravelmente suas atividades, passando mais tempo deitado do que saltando pela casa.

Por outro lado, uma atitude corriqueira, como ficar parado na posição de expelir uma bola de pelos, pode também ser um sinal de alerta se ele acaba não conseguindo eliminar.

Veja outros sintomas que podem indicar um problema respiratório no seu gatinho.

  • Espirros constantes
  • Roncos
  • Respiração ruidosa
  • Respiração de boca aberta
  • Secreção nas narinas
  • Secreção ocular
  • Febre e perda de apetite
  • Mucosas arroxeadas ou azuladas (sinal grave de falta de oxigenação)

Ao notar esses sinais, leve seu gato ao médico veterinário para diagnóstico e tratamento. Caso perceba que ele está com falta de ar, o indicado é procurar um atendimento de emergência.

Formas de prevenção

O ideal é descobrir exatamente a causa do problema para poder buscar uma forma de prevenção. Mas de maneira geral, é preciso manter o ambiente limpo, evitando o uso de produtos de limpeza muito fortes, aerossóis e perfumes, por exemplo. Isso ajuda a evitar alergias que possam causar uma crise de bronquite. No caso da rinotraqueíte, existe uma vacina anual. No entanto, se a imunidade do animal estiver baixa, o vírus consegue atacar mesmo com a vacina. Procure um médico veterinário para diagnóstico.

A Doctor Vet oferece atendimento em 14 especialidades veterinárias. Entre em contato conosco e saiba mais!

Acompanhe a Doctor Vet também no Instagram

×
×