Essa mancha escura ao redor dos olhos é caracterizada por uma falha na drenagem da lágrima pela via lacrimal e pode ser epífora

Se o seu cachorro ou gato está com uma mancha escura ao redor dos olhos, é preciso atenção. Mais que uma questão estética, a mancha pode ser um sinal de epífora, um sinal clínico ocasionado pela diminuição ou ausência da drenagem das lágrimas pelos ductos nasolacrimais.

Com o problema na via lacrimal, o seu pet acaba drenando a lágrima pela região externa dos olhos, igual quando choramos. Com isso, a área ao redor dos olhos fica sempre úmida, e, em decorrência de uma oxidação, a região fica manchada, semelhante a olheira.

Essa umidade em excesso pode favorecer ainda a proliferação de bactérias, causando problemas tanto de pele quanto para os olhos do animal. Ele pode passar a coçar os olhos e ter um mau cheiro perto do focinho.

Os cães branquicefálicos, que possuem o focinho curto, tendem a sofrer mais com este problema devido a predisposição pela anatomia ocular. É o caso de raças como buldogue, pug, pequinês e shitzu.

Estas raças geralmente apresentam entrópio de canto nasal, triquiase de carúncula lacrimal e punctas lacrimais mal posicionadas, todas estas situações atrapalham a drenagem normal da lágrima.

Sintomas e tratamento da epífora no seu pet

Fique atento aos olhos do seu cachorro ou gato. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a secreção ocular em animais não é uma demonstração de sentimentos. Uma das funções da lágrima é umidificar e livrar os olhos de sujeira, protegendo-os contra corpos estranhos e infecções. Observe se o pelo da face do seu gato ou cachorro está úmido ou se a pelagem adquiriu uma coloração escura.

O tingimento do pelo, popularmente conhecido como “lágrima ácida”, é denominado cromodacriorreia e não tem nada a ver com acidez na lágrima. Se você perceber que seu pet está com esta mancha, consulte um veterinário. Será preciso identificar a causa do problema para, então, poder solucioná-lo. O animal deve ser submetido a exames oftalmológicos para verificar o tamanho e a posição dos pontos lacrimais, o funcionamento e possíveis alterações anatômicas.

O tratamento da epífora depende do resultado desses exames e do diagnóstico da causa. Ele pode ser feito com o uso de medicamentos, mudança de dieta, desobstrução do canal lacrimal ou até mesmo procedimento cirúrgico.  No time de profissionais da Doctor Vet, temos o veterinário oftalmologista Rômulo Vitelli, preparado para avaliar o seu pet.

Ficou alguma dúvida sobre epífora? Entre em contato com a Doctor Vet.

A Doctor Vet atende 14 especialidades veterinárias.

Acompanhe A Doctor Vet no Instagram.

×
×