A giárdia canina prejudica o intestino do animal causando diarreia, vômito e falta de apetite

Causada por parasita, a giárdia canina prejudica o trato intestinal, trazendo desconforto ao animal. Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a diarreia, que, embora comum, não deve ser banalizada. O cachorro também pode ter vômito, falta de apetite, desidratação e perda de peso.

Para evitar complicações e o sofrimento desnecessário do seu cãozinho, é importante leva-lo à clínica veterinária o mais rápido possível para o diagnóstico. Além disso, a giárdia canina é considerada uma zoonose e pode ser transmitida tanto para outros animais, como também para humanos. Daí a necessidade de se acelerar o tratamento e também aumentar os cuidados preventivos.

Diagnóstico e tratamento da giárdia canina

Além da análise dos sintomas, o diagnóstico da doença é determinado por meio do exames de fezes. O veterinário deve orientar quanto à forma correta da coleta. O tratamento da giárdia canina é feito com antiparasitário específico e, em casos de diarreia com sangue, pode ser necessário o uso de antibióticos. Também deve ser feita a higienização correta do ambiente onde o cachorro vive e dos acessórios que usa.

Como a doença é transmitida

O animal contaminado elimina cistos do protozoário em suas fezes. Extremamente resistentes, eles podem sobreviver por meses nos ambientes e acabam ficando nas fezes encontradas na rua e na água.

Então, a transmissão da giardíase, como é conhecida a doença, pode acontecer de forma direta ou indireta. A forma direta é quando o cão entra em contato com outros animais infectados. Já a transmissão indireta acontece quando o animal ingere água ou alimentos contaminados ou é exposto a locais infectados.

Como evitar a giárdia canina

A prevenção da doença basicamente é feita com higienização do ambiente e atenção ao que o seu pet ingere

  • Nunca deixe seu pet cheirar ou lamber fezes ou urina de outros animais
  • Ao chegar em casa, lave bem as mãos e tire os sapatos, já que eles podem trazer doenças das ruas
  • Sirva apenas água filtrada para o seu pet
  • Lembre-se de manter higienizado o ambiente e os acessórios que o seu pet usa

Existe também a opção de vacinar o seu animal contra giárdia. Converse com seu veterinário para avaliar a possibilidade.

Ficou alguma dúvida sobre Giárdia canina? Entre em contato com a Doctor Vet.

A Doctor Vet atende 14 especialidades veterinárias.

Acompanhe A Doctor Vet no Instagram.

×
×