Ecografia, endoscopia e ultrassonografia estão entre os exames de imagem essenciais para acompanhar a saúde do animal

Acompanhar a saúde do cão ou gato é responsabilidade do tutor. As consultas de rotina e a realização dos exames fazem parte desse processo. Hoje, vamos falar sobre alguns exames de imagens que são essenciais para um diagnóstico seguro do cão ou gato, ou de outros animais.

Na Clínica Doctor Vet, Núcleo de Especialidades Veterinárias, os profissionais fazem também alguns exames de imagem. São eles: ecocardiograma, endoscopia e ultrassonografia. Todos os serviços em um só lugar e com acompanhamento do veterinário especialista.

Ultrassonografia Veterinária

Na medicina veterinária, a coleta de informações sobre órgãos no abdômen, no tórax no coração, nos olhos e tendões é possível com o auxílio do exame de ultrassonografia.

É um método diagnóstico indolor e eficiente, que produz em tempo real imagens do interior do corpo do paciente. Ela permite a avaliação do tamanho, formato, contorno e estrutura interna dos órgãos de maneira não invasiva.

O exame é realizado quase sempre sem a necessidade de sedação do animal. As principais indicações são para: avaliação gestacional, alterações hepáticas, alterações gastrointestinais, alterações urinárias, alterações em órgãos reprodutores, pesquisa de metástase, check-up geriátricos e avaliação pré-cirúrgica.

A avaliação de outras regiões, não abdominais, como olhos, pescoço, tórax e músculos, também pode ser realizada por meio da ultrassonografia.

Endoscopia Veterinária

Endoscopia, colonoscopia, rinoscopia, traqueobroncoscopia e otoscopia são procedimentos endoscópicos, considerados minimamente invasivos e não traumáticos. ­A inspeção do esôfago, estômago e duodeno, é feita por meio de um exame de endoscopia.

Já a do reto, cólon, ceco e íleo terminal, por meio da colonoscopia. A rinoscopia analisa a cavidade nasal e a traqueobroncoscopia permite a observação da laringe, traqueia e brônquios principais. Por fim, a otoscopia permite avaliar os condutos auditivos incluindo a avaliação das membranas timpânicas.

A endoscopia é indicada para Disfagia (dificuldade de deglutição), regurgitação, vômito, hematêmese (vômito com sangue), melena (fezes com presença de sangue digerido) e diarreia crônica.

A colonoscopia é indicada par hematoquesia (fezes com sangue), tenesmo (dificuldade para defecar), constipação e obstipação.

Já a rinoscopia é o exame feito quando há deformidades nasais, secreções/epistaxe (sangramento nasal).

Outros casos

A traqueobroncoscopia é indicada pelo profissional veterinário em casos de tosse seca e produtiva, dispneia (falta de ar) e cianose (mucosas arroxeadas).

O exame chamado otoscopia é indicado em situações de prurido (coceira), secreção e dor e obstrução de conduto auditivo.

Realizada através de um endoscópio flexível ou rígido, essa modalidade de exame permite a aquisição de imagens, além de, se necessário, realizar procedimentos terapêuticos intervencionistas como, por exemplo, a retirada de corpos estranhos. Para a realização do exame, o paciente deve ser anestesiado.

Ecocardiograma Veterinário

Utilizado para avaliação da estrutura do coração, o Ecocardiograma é um ultrassom do coração que permite a análise do tamanho, espessura de paredes, câmaras e válvulas do músculo cardíaco do seu pet. Com ele é possível analisar o fluxo sanguíneo do coração e dos grandes vasos.

O eco é comumente solicitado como exame de risco cirúrgico, para verificar se o paciente está ou não apto a ser submetido a uma cirurgia.

×
×