Entenda o papel do dermatologista veterinário nos diagnósticos de dermatite em cães e gatos
O termo dermatite em cães e gatos é utilizado para designar qualquer processo inflamatório ou infeccioso que acomete a pele deles. Se o seu pet está apresentando alterações na pele, tais como, descamação, crostas, coceira intensa, presença de pápulas ou pústulas, podemos dizer que está ocorrendo um processo de dermatite.
Segundo a veterinária dermatologista do Núcleo Doctor Vet, Dra. Rosana Branquinho, o termo dermatite é muito genérico, e não define a causa da alteração cutânea. “O primeiro passo para se definir a causa de uma dermatite é coletar informações sobre o histórico do paciente – idade de surgimento do quadro, sinais clínicos, evolução da lesão, se há outros animais na casa acometidos e onde esse animal vive”, afirma a veterinária.
Também é apurada qual a frequência de banhos e quais produtos são utilizados nos banhos, se tem histórico de otite e se apresenta coceira e qual o grau dessa coceira. Esse é um momento crucial da investigação dermatológica.
Identificação da dermatite
O segundo passo, de acordo com Dra. Rosana, consiste no exame físico do paciente. “Durante a avaliação dermatológica, toda a pele/pelagem do animal é avaliada, com especial atenção para as regiões de pregas cutâneas (“dobrinhas”), região entre os dedos e condutos auditivos”.
Após essa avaliação minuciosa, a veterinária conta que parte para a realização dos exames complementares. Amostras de pele, pelos, crostas e cerúmen são avaliadas no microscópio por meio de exames como citologia cutânea, parasitológico cutâneo (raspado de pele) e cultura fúngica. “Estes exames nos fornecem informações preciosas”, afirma a veterinária dermatologista.
Diagnóstico da dermatite em cão ou gato
Com os exames e avaliações, o dermatologista veterinário vai unindo as “peças desse quebra cabeça” para que se forme uma imagem bem definida de qual a causa por trás daquela dermatite. “As causas são diversas: alergias, doenças fúngicas, sarnas, doenças endócrinas, doenças autoimunes. Portanto, se o seu animalzinho sofre com dermatites frequentes, não hesite em procurar um especialista na área. É fundamental definir a causa da dermatite para instituir o tratamento mais adequado”, finaliza a médica.
Nossa especialista separou algumas dicas para os tutores:
– Tenha o hábito de olhar com atenção a pele e o pelo do seu pet (odor, coloração, presença de “caspa”, presença de “nódulos”, queda de pelos intensa);
– Opte por produtos específicos para o banho dos animais;
– Busque o veterinário para indicação sobre necessidade de limpeza dos condutos auditivos, e qual o produto mais indicado para o seu pet;
– Invista em uma boa alimentação;
– Manter o ambiente sempre limpo.
Ficou alguma dúvida sobre dermatites veterniárias? Entre em contato com a Doctor Vet.