Veterinária da equipe Doctor Vet orienta tutores para o caso de o animal ter uma intoxicação
Ter um animal doméstico em casa é redobrar a atenção a tudo que está ao alcance dele, especialmente produtos ou alimentos que ele pode comer e que podem causar uma intoxicação.
Há muitos mitos e lendas sobre primeiros socorros de um animal doméstico que tem uma intoxicação. No post de hoje, a veterinária pediatra do Núcleo Doctor Vet, Dra. Eliana de Farias, traz sugestões para os tutores.
A primeira dica da veterinária é muito clara: “A emergência veterinária é a opção do tutor. Se isso não for feito, ele coloca o animal doméstico que teve uma intoxicação em risco”, alerta Dra. Eliana.
Animal com intoxicação
Um ponto muito importante quando o animal tem uma intoxicação é saber qual a origem do problema.
“O tutor precisa tentar descobrir o que o animal ingeriu ou lambeu. Isso faz toda diferença na hora da decisão do médico veterinário para o socorro”, destaca a pediatra.
Se possível, o tutor deve levar a embalagem do produto que causou a intoxicação no animal doméstico. É importante os dados desse produto para que o veterinário saiba qual conduta ele vai ter que tomar.
Sabendo a causa, se houve qualquer efeito colateral como vômito ou diarreia, o tutor pode fazer a higienização do animal e leva-lo o mais rápido possível para a emergência.
“Já tive um paciente que comeu uma cartela de medicação para Parkinson e os efeitos são lentos, mas muito nocivos. Da mesma forma, o animal precisa passar pelo socorro médico”, afirma Dra. Eliana.
Mitos da intoxicação
A veterinária lembra que, a depender da substância ingerida, induzir o vômito do animal que tem a intoxicação pode ser muito pior.
“Se for uma substância cáustica ou corrosiva, esse produto vai causar a lesão no esôfago ou estômago no momento da ingestão e novamente no momento do vômito. Não é recomendado”.
Dar carvão ou qualquer outro produto tamponante pode até não prejudicar a saúde, mas também não é algo fácil de fazer o animal ingerir. Existe risco também nessas tentativas e mais uma vez, a melhor recomendação é procurar um veterinário.
Efeitos lentos ou não
Se for um medicamento ou uma substância que não causa efeito de imediato, ou visível, é importante o tutor entrar em contato com veterinário e passar todas as informações do produto ingerido e as condições do animal e ele vai orientar qual a melhor maneira para o tutor lidar com a situação.
“Não há uma receita porque a intoxicação depende muito da substância. Se for, por exemplo, por veneno de rato, a intervenção precisa imediata para dar chances ao animal para sobreviver a isso”, finaliza.
Se for medicamento, o efeito pode demorar mais, mas o veterinário precisa ser consultado em qualquer situação de intoxicação para evitar que o animal doméstico sofra uma overdose.
Além do atendimento clínico com a pediatria, a Doctor Vet atende mais 13 especialidades veterinária.
Clique aqui, conheça a clínica e acesse o blog com todas as notícias.