A higienização bucal dos pets garante mais saúde aos animais e evita o tártaro

A escovação dos dentes do pet regularmente é essencial para manter a saúde bucal do animal. Em post recente aqui no blog, relacionamos uma série de dicas e cuidados para fazer a essa higiene bucal evita. Ela garante mais saúde e qualidade de vida para os animais.

E hoje vamos falar sobre o tártaro nos pets, o cálculo dentário. Ele ocorre quando há acúmulo e calcificação da placa bacteriana que se mantém por um longo período nos dentes do animal.

Com o tempo, a placa bacteriana que se transformou em tártaro se torna cada vez mais difícil de ser removida e o tutor precisará levar o animal a um médico veterinário.

A especialista em odontologia do Núcleo Doctor Vet, Dra.Thaissa Quintas, lembra que a frequência na escovação evita a manutenção da placa e, consequentemente, o tártaro. Evita a necessidade da limpeza de tártaro.

Riscos

O tártaro, se não tratado, gera inflamação local que pode avançar para os tecidos que dão suporte ao dente (periodonto) e causar uma doença grave, a doença periodontal. As bactérias envolvidas nesta doença bem como a inflamação crônica, podem causar lesões graves a outros órgãos do animal como rins, coração, fígado, entre outros.

Alem disso, a doença pode também causar perdas dentárias, dificuldade para se alimentar e gerar bastante dor ao animal. O tutor não pode neglicenciar a limpeza de tártaro.

A limpeza

A limpeza de tártaro nos cães e gatos não é uma questão estética e sim uma questão de saúde. E, assim como em humanos, deve ser feita com regularidade nos animais.

O tutor deve fazer a escovação regular e observar periodicamente como estão os dentes do seu animal.
“A escovação dentária é o metodo mais eficaz para prevenção de tártaro, desde que o animal ainda nao possua doença periodontal. Se este for o caso, o atendimento no consultório é necessário”, lembra a veterinária Thaissa, especialista em Odontologia.

Caso precise do auxílio do veterinário, o profissional irá verificar as condições bucais do animal e fazer o tratamento mais indicado para tratamento da doença periodontal.

“Reforçamos com os tutores sempre que a prevenção é o melhor remédio para não precisar fazer a limpeza de tártaro. E, nesse caso, a recomendação é escovação bucal com frequência, uma vez por dia ou no máximo a cada 48 horas, e idas ao dentista veterinário anualmente”, lembra.

A veterinária preparou algumas dicas que podem auxiliar o tutor. Clique aqui para saber todas.

Aqui na Clínica Doctor Vet temos o atendimento especializado na odontologia e também em outras 13 especialidades

Acompanhe A Doctor Vet no Instagram.

×
×