O médico responsável pelos cuidados com o globo ocular, anexos oftálmicos e conjuntiva de um pet é o oftalmologista veterinário.
Há quem diga o contrário, mas a verdade é que a oftalmologia veterinária é uma especialidade de grande importância, já que as doenças oftálmicas podem se manifestar em qualquer período da vida dos nossos pacientes.
O trabalho do oftalmologista veterinário envolve a identificação de doenças oftálmicas congênitas e até mesmo a análise e diagnóstico de doenças relacionadas à visão que podem ser passadas geneticamente, evitando assim a cruza de raças e de animais que já possuem predisposição.
Além disso, quando o animal atinge a idade adulta, o ideal é que, assim como os humanos, o check-up oftalmológico seja feito, para todas as raças, anualmente.
A consulta envolve, além de outros exames também realizados em humanos:
- Aferição da pressão intraocular,
- Dilatação da pupila para exame de fundo de olho
- Aferição da produção lacrimal
Entre as doenças oculares mais comuns em cães estão:
Conjuntivite – possuindo os mesmos sintomas que a que um ser humano pode adquirir, a conjuntivite causa coceira, lacrimejamento constante, aparecimento crescente de secreções, além da vermelhidão.
Glaucoma – Essa é uma das doenças mais encontradas e mais perigosas para os animais, já que pode levar à cegueira. O glaucoma é o aumento da pressão ocular que acontece quando os fluidos do olho não conseguem circular ou serem drenados.
Catarata – causada quando as lentes oculares adotam uma coloração branca ou azulada, ela pode atingir tanto cães mais velhos quanto os mais jovens, e é tida como a principal causa da cegueira nos pets.
Seu pet já foi no oftalmologista?
Consultas periódicas com um especialista na área também são importantes para seu animal.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato.