Todos sabem que grande parte das doenças que acometem os humanos também podem atingir – ainda que de forma diferenciada – alguns pets.

É o caso das neoplasias. A especialidade destinada ao diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer em animais (neoplasias malignas) é a Oncologia Veterinária.

O câncer é uma das doenças cada vez mais diagnosticada no mundo animal e já pode ser tratada por meio de uma série de formas e técnicas, geralmente, a cirurgia é considerada uma das principais ferramentas para o seu tratamento.

É importante se atentar que cada tipo de tumor e paciente tem uma indicação própria de tratamento, devendo ser avaliada por um especialista.

Os tipos de câncer mais comuns que atingem tanto cães como os gatos são:

  • Linfomas – tem origem nos linfócitos, podendo vir de uma predisposição genética, podem ocorrer nos gânglios linfáticos, baço, fígado e outros órgãos
  • Câncer de Mama – atinge principalmente nas fêmeas, correspondem a 53% de todos os casos de câncer em cadelas. Sua origem pode ter relação direta ao uso de anticoncepcionais em cadelas/gatas não castradas.
  • Câncer de pele – tendo como um dos sintomas feridas que não cicatrizam, ele é diagnosticado através de exame clínico e biopsia de amostras da lesão. Sendo confirmada a neoplasia, o tratamento pode incluir remoção cirúrgica do tecido lesionado associada à sessões de quimioterapia e radioterapia

Assim como em humanos, a quimioterapia também pode causar efeitos colaterais em animais. Mesmo que mais amenos, os incômodos do tratamento podem ser contornados com medicamentos prescritos pelo médico veterinário especialista.

Ainda que seja um tanto quanto difícil diagnosticar um câncer em estágio inicial, com os animais acontece da mesma forma do que com humanos – quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores as chances de cura. Fique atento a sinais como:

  • Perda de apetite
  • Apatia
  • Hemorragias
  • Cheiro/odor diferenciado

Aqui na #Doctorvet temos uma equipe especializada não só em oncologia veterinária, mas também, em cirurgia oncológica, para que seu pet seja tratado da forma como a qual merece.