Além de terem origem alérgica, autoimune, neoplásica, psicogênica, as doenças de pele também podem ser causadas por parasitas, fungos ou bactérias e se tornam cada vez mais comuns nos animais.

Cães e gatos apresentam inúmeros problemas de pele e, muitas vezes, doenças diferentes podem causar os mesmos sinais, dificultando o diagnóstico e o tratamento apropriados.

Comportamentos como os de se coçar ou lamber excessivamente, sacudir a cabeça e lamber ou mordiscar os dedos, são frequentemente observados em nossa rotina, e não devem ser considerados normais. Buscar a causa desses problemas é fundamental para o controle do quadro e para propiciar mais qualidade de vida ao animal.

Atente-se para o surgimento de feridas na pele, manchas, áreas que perderam a coloração, otites, excesso de descamação (caspa), pelos oleosos, ressecados, sem brilho, ou áreas de “falhas” nos pelos.

Entre as doenças mais comuns atendidas no consultório de dermatologia, podemos citar as doenças parasitárias (sarnas), os fungos e as alergias. 
É preciso lembrar ainda que muitas doenças não têm cura, como as alergias e as doenças auto-imunes, e esses animais devem receber acompanhamento ao longo de suas vidas, mantendo o quadro sob controle.

Os exames complementares também fazem parte da rotina dermatológica, e incluem raspado de pele, citologia, tricograma, cultura fúngica, cultura bacteriana, antibiograma e histopatológico (biópsia). Muitas vezes são ainda necessários exames de sangue e dosagens hormonais.