Entenda como são os sinais, causas e tratamentos dessa doença tão perigosa para os animais de estimação

Você sabia que os pets também podem apresentar catarata? A doença é perigosa e silenciosa para nossos pets e é preciso muito cuidado com ela.

A doença consiste na opacidade da lente, ou cristalino e esse processo impede a passagem de luz até a retina do cão ou do gato.

Se não for tratada, a catarata pode causar cegueira, assim como ocorre nos humanos. O tratamento eficaz garante o retorno de boa visão ao animal.

Diferenças

Algumas raças são mais afetadas pela doença, como é o caso do Poodle, American Cocker Spaniels, lhasa apso, shih tzu, Schnauzers, Golden Retrievers, Labrador e Boston Terriers.

No caso dos gatos, que têm menor índice de ocorrência da doença, as raças com maior pré-disposição para catarata são Himalais, Persa e Birman.

Sinais clínicos e causas da catarata

Os sinais clínicos no início da doença são silenciosos, e a principal alteração é a mudança de coloração no cristalino, antes transparente passa a ganhar uma coloração azulada a branca (como uma pedra de gelo).

A catarata é uma condição progressiva, a medida que a doença avança, leva o animal a apresentar déficit visual. Tenha muita atenção ao comportamento do cão ou do gato, com a diminuição da visão os animais tendem a ficarem medrosos, com dificuldade de ultrapassar obstáculos, esbarrando em objetos dentro de casa e com dificuldade de caminhar em locais desconhecidos. Quando a causa da catarata é a diabetes a doença apresenta progressão rápida, podendo levar a cegueira em menos de uma semana.

A catarata em cães apresenta como importante etiologia a transmissão genética, sendo denominada causa hereditária, outras situações que podem causar a doença são: diabetes melitus; luxação da lente; uveíte (inflamação do olho); senilidade e má formação congênita.

A doença é mais comum de ocorrer em pacientes de meia idade a idosos, mas pacientes jovens também podem apresentar a doença.

Tratamentos

Não há um tratamento preventivo com medicamentos ou colírios. Em caso de identificação da doença, a avaliação de um profissional é fundamental para definir como agir. A indicação para o tratamento da doença é sempre cirúrgica, no entanto nem todo paciente diagnosticado com catarata é um paciente apto à cirurgia.

Em todos os casos, o Veterinário Oftalmologista deve ser consultado. Aqui na Doctor Vet, o responsável por essa especialidade é o Dr. Rômulo Vitelli.

×
×