O olho é um dos órgãos mais sensíveis do animal e muito exposto a riscos
As consultas veterinárias oftalmológicas devem fazer parte da rotina de cuidados para os olhos do seu cão ou gato. O olho é um órgão muito sensível e formado por tecidos nobres e a prevenção é o melhor remédio para evitar doenças graves e em casos extremos a cegueira.
A avaliação da produção lacrimal, da pressão intraocular e a fundoscopia (avaliação de fundo de olho) são exames que conseguem diagnosticar doenças como a ceratoconjuntivite seca, glaucoma, inflamações retinianas dentre outras, doenças estas que podem causar muita dor, desconforto e favorecem infecções oculares, com o diagnóstico precoce conseguimos preservar a visão do seu pet.
Doenças relacionadas aos olhos do pet
O glaucoma, catarata, doença de córnea, alteração de pálpebras, de retina e uveítes são algumas das doenças que podem afetar a visão do seu pet e reduzir a sua qualidade de vida.
A observação do tutor é muito importante, fique atento a sinais como: secreções em excesso, colorações avermelhadas, mudança de coloração dos olhos, alteração de tamanho do globo ocular, coceira ou desconforto para o pet.
A seguir, relacionamos alguns exames de uma rotina de check-up oftálmico que podem ser realizados na Doctor Vet Especialidades e identificam fatores de predisposição para doenças.
Exames de rotina
Esse equipamento acima, que lembra um binóculo, é o Biomicroscópio. Com ele o profissional veterinário consegue avaliar as estruturas de superfície ocular e pálpebras dos pets com aumento de 10 a 16 vezes do que se pode enxergar a olho nu, ou seja, proporcionando uma acurácia bem maior ao exame. Além do aumento o equipamento tem uma lâmpada em fenda a qual define e ajuda a delimitar alterações em córnea, íris e lente.
Outro equipamento importantíssimo para os exames de rotina é o Tonômetro. Ele serve para aferir a pressão intraocular, exame indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma.
Nesta última imagem temos um equipamento para avaliação de fundo de olho. Além da avaliação clínica, ele registra as imagens da lente, retina, e coroide em fotos e vídeos.
Cuidados para os olhos em todas as fases
Se feitos no primeiro ano de vida do seu pet, os exames oftalmológicos podem evitar muitos problemas graves e corrigir pequenas alterações que o animal possa ter de forma congênita.
Na fase adulta dos cães é comum a úlcera. Ela é uma das principais preocupações, pois sempre dever ser tratada como emergência oftálmica, mas há uma série de possíveis doenças que podem ser evitadas com a prevenção correta e acompanhamento especializado.
Já na fase idosa, é muito comum que os cães ou gatos tenham catarata, alteração da retina, neoplasias oculares, entre outras alterações.
Não espere que uma alteração surja para buscar auxílio profissional especializado. Na Doctor Vet, temos a Oftalmologia Veterinária entre as 13 especialidades atendidas na clínica. O médico responsável por cuidar dos olhinhos dos nossos pacientes é o Dr. Rômulo Vitelli.