A síndrome braquicefálica costuma atingir cães braquicefalicos ( focinho curto). O tratamento é cirúrgico e a melhora muitas vezes é observada no pós cirúrgico imediato
A Síndrome das vias aéreas dos braquicefálicos ou síndrome braquicefálica é uma doença comum e que costuma atingir cães braquicefalicos . O problema, caracterizado por questões anatômicas relacionadas ao encurtamento do crânio desses animais, leva a problemas respiratórios e influencia na qualidade de vida do animal.
Embora algumas raças como o buldogue, pug e shithzu tenham predisposição para a síndrome braquicefálica por terem o focinho achatado, outras cães também podem desenvolver o problema. Algumas das alterações primárias mais comuns em decorrência da síndrome são a estenose de narinas e o palato mole alongado.
Estenose de narinas: é o estreitamento dos orifícios nasais que ficam reduzidos a uma pequena fenda.
Palato mole alongado: Quando o tecido mole que constitui a parte de trás do céu da boca se estende mais do que o normal. Esse alongamento dificulta a passagem do ar para a traqueia.
Sinais clínicos da síndrome braquicefálica
Geralmente, os sinais clínicos causados por pela síndrome braquicefálica são: ronco em repouso ou exercício, intolerância a atividades físicas e dificuldade respiratória. “Em casos mais graves há angústia respiratória, o que coloca a vida desse animal em risco”, alerta a veterinária cirurgiã-geral, Dra. Maria Luiza Dias.
Por outro lado, as narinas e a língua dos cães, têm importante função na regulação térmica do corpo para dissipar o calor. Com a dificuldade respiratória causada pela síndrome, o animal passa a depender da cavidade oral. Respirando pela boca, ele tem dificuldade de liberar calor, o que pode acabar causando uma hipertermia.
Tratamento para síndrome braquicefálica
O tratamento para as alterações primárias causadas pela síndrome braquicefálica é cirúrgico. Basicamente, consiste na correção das narinas estenosadas e na remoção do palato mole alongado. Com a desobstrução da passagem do ar, o animal pode respirar melhor e tem uma melhora na qualidade de vida.
“É um procedimento relativamente rápido, com baixo potencial de dor e que na maioria das vezes observamos uma melhora significativa no pós-operatório imediato”, explica Dra. Maria Luiza, responsável pelas cirurgias realizadas na Doctor Vet.
A Doctor Vet oferece atendimento em 14 especialidades veterinárias. Entre em contato conosco e saiba mais!