No check-up de rotina, os animais devem também realizar o exame de sangue
Cuidar da saúde dos nossos animais de estimação exige uma série de atitudes. Uma rotina simples, mas que pode fazer muita diferença, é o exame de sangue em pets, também chamado de Hemograma na medicina veterinária.
Para quem tem um pet, esse é um dos meios para diagnosticar doenças, graves ou não, e iniciar um tratamento de forma precoce, ou para acompanhar a evolução de alguma doença que o animal já tenha.
A avaliação precoce é garantia de menos sofrimento ao animal, vida longa e também uma redução de custos com um tratamentos mais complexos.
É por meio do exame de sangue de rotina que a equipe médica veterinária pode, muitas vezes, suspeitar de doenças como leucemia, linfoma, infecções ou inflamações.
Sem sinais
As alterações no sangue dos pets podem aparecer antes mesmo destes animais apresentarem qualquer sinal clínico.
“Por isso indicamos que o exame de sangue esteja rotina na vida do pet. A família precisa se atentar para os exames periódicos dos animais, assim como para os humanos”, destaca a médica veterinária Eliana de Farias, pediatra clínica do Núcleo de Especialidades Veterinárias Doctor Vet.
Sendo assim, mesmo que seu pet pareça estar super bem e saudável, faça exames de sangue de rotina.
O exame de sangue em pets
Um Hemograma pode indicar alguns processos inflamatórios e infecciosos, além de presença de hemoparasitas e anemias. Ele pode ainda apontar alterações plaquetárias e indicar uma suspeita de problemas de medula óssea (de produção de células sanguíneas).
Para o Hemograma, não é obrigatório o jejum. Mas, se o exame for para avaliar triglicérides e colesterol, a equipe Doctor Vet indica que sejam feitos em jejum, uma vez que os cães e gatos também podem sofrer com alterações de gordura no sangue, por exemplo.
A coleta é rápida e bem tranquila. Seja um tutor responsável e garanta o diagnóstico precoce para seu animal doméstico.
A Doctor Vet tem 14 especialidades veterinárias para cuidar bem dos seus pets.