No post de hoje, contamos o caso do Chicão, paciente que tem acompanhamento veterinário há mais de dois anos

Assim como todo ser humano, o animal também precisa de um acompanhamento  veterinário contínuo, mas nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes, o tutor só busca o tratamento em casos graves ou quando já é considerado tarde. Esse não é o caso do Chicão. Ele é um Golden Retriever de 3 anos e já é paciente da Clínica Doctor Vet há mais de dois anos.

O relacionamento entre as tutoras, o paciente e os veterniários começou com o acompanhamento da veterinária pediatra Eliana de Farias. 

“O Chicão se consultou comigo pela primeira vez por conta de uma doença do carrapato, causada pelo anaplasma e, no começo, foi bem difícil pois ele tinha medo e era muito agitado”, lembra Dra. Eliana.

A veterinária conta que, na primeira consulta, precisou coletar sangue e gastou cerca de 15 minutos só para acalmar o Chicão.

No início do acompanhamento veterinário

“Fizemos o tratamento da doença do carrapato e, em seguida, ele foi encaminhado para a Dra. Maria Luiza (veterinária cirurgiã-geral da Doctor Vet) para a castração.

A médica lembra que as tutoras não estavam satisfeitas com a alimentação convencional do cão, pois ele tinha muitos episódios de diarreia e então elas acharam melhor oferecer um alimento caseiro.

“Então entramos com alimentação natural e o Chicão teve o acompanhamento também da Dra. Andressa Barros Reis, veterinária nutricionista. Fomos então investigar alguma possível doença intestinal inflamatória e ele precisou fazer tratamento contra a bactéria H. pylori”, lembra a veterinária.

O Chicão é um paciente que requer o acompanhamento periódico pois ele tem uma disbiose, uma dificuldade em manter a flora intestinal saudável. É um paciente com dificuldade de absorção de determinados alimentos, por isso a ração convencional não deu certo na alimentação.

Ortopedia

Como paciente Doctor Vet, o Chicão tem acompanhamento multidisciplinar. Outra especialidade médica que ele já precisou também foi a Ortopedia. Com os cuidados do Dr. Renato Barbosa, ele tratou de uma displasia coxo femural.

Além das outras especialidades, as tutoras do Chicão optaram por manter o acompanhamento com a pediatra clínica.

“Ele segue há dois anos fazendo acompanhamento comigo, tanto por conta da peculiaridade gastrointestional, como vacinas de rotina e também outros problemas que surgem ao longo da vida animal”, destaca Dra. Eliana.

Em casa

Chicão já é um mascote da médica. “Eu não fico 30 dias sem ter notícias do chicão. Hoje ele chega na clínica e já sobe na balança sozinho, caminha até meu consultório sozinho e não dá o menor trabalho para coletas de sangue e vacinas. Ele não é treinado e isso ocorre porque se sente muito bem na clínica e essa rotina é muito importante para o animal”, finaliza.

Para ter o atendimento multidisciplinar para o seu pet, a Doctor Vet Núcleo de Especialidades Veterinárias tem hoje 14 especialidades diferentes, desde consultas a exames e cirurgias. Agende uma consulta para o seu pet.

Acompanhe a Doctor Vet no Instagram!

×
×