Opinião unânime entre os profissionais da veterinária mostra que o anticoncepcional para pets não é indicado

Evitar que o cachorro ou gato engravide e tenha filhotes é uma preocupação de vários tutores. Diante disso, alguns optam pelo anticoncepcional para pets como uma opção.

O uso do anticoncepcional injetável é visto por alguns tutores como uma alternativa mais barata, mas essa medida é um perigo para o animal. A injeção do medicamento causa danos à saúde da fêmea que incluem a possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama.

Segundo levantamentos dá área veterinária, a doença atinge 70% das cadelas que são submetidas ao uso de anticoncepcional para pets. Esses anticoncepcionais têm como agente um hormônio chamado progesterona.

Outros riscos para o animal são a infecção uterina e até aplasia de medula – uma falta de produção de células sanguíneas pela medula óssea que não tem cura e leva o animal à morte.

No caso da infecção uterina, ela pode ocorrer dias após a aplicação do medicamento e o tratamento é a castração terapêutica, que também traz risco de morte do animal.

Por conta de todos esses fatores, a prática da medicação anticoncepcional injetável é desaconselhada pelos Conselhos de Medicina Veterinária.

Castração

O mais indicado, tanto para fêmea quando para o macho, no caso de evitar filhotes é a castração. Ao contrário do que muitos pensam, a castração não altera a personalidade do animal.

O que temos evidencias são mudanças benéficas nos comportamentos ligados à libido como a marcação de território, agressividade e as fugas.

Estudos de comportamento revelaram que animais castrados precocemente, até 7 meses de idade, são mais ativos, menos ansiosos e mais carinhosos quando comparados a animais castrados mais velhos ou animais que não foram castrados, especialmente os gatos.

Vantagens

Outro benefício é que também que ocorre uma redução da Síndrome de Ansiedade de Separação e as fêmeas perdem o comportamento agressivo no período de cio ou pós cio.

Em um post recente, falamos detalhadamente sobre a castração animal e as vantagens para o pet. Esse é um dos procedimentos oferecidos pela equipe Doctor Vet. Entre em contato e entenda todos os detalhes da castração.

Uma resposta

  1. Bom dia!
    Eu crio caes ha anos, e como sou pesquisadora da area de Humanas, estendi minha pratica academica ‘a pesquisa informal sobre castração e anticoncepção de cadelas.
    Em muitos estudos cientificos recentes tem-se comprovados os RISCOS da castraçao de cadelas em detrimento de seus beneficios ( ver: https://www.rvc.ac.uk/vetcompass/news/early-neutering-of-bitches-increases-incontinence-risk-study-finds
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28787064/
    -https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22647210/
    -https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9670443/
    -https://www.premierpet.com.br/wp-content/uploads/2020/11/2020-Neutering-in-dogs-and-cats-current-scientific-evidence-and-importance-of-adequate-nutritional-management.pdf
    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1748-5827.2011.01176.x
    -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6863800/
    ….eu posso continuar colando ARTIGOS e PESQUISAS que mostram os maleficios de se retirar um orgao visando apenas o bem-estar dos humanos e naos do animal em questao – ja que e’ isso que acontece ao se castrar uma cadela ou uma gata. Existem outros meios para controle populacional alem de se retirar o orgao reprodutor feminino ( vide nos humanas que tambem somos animais ).
    A comunidade Medica Veterinaria faz um DES-serviço ao nao informar a populaçao em geral e os tutores em particular sobre os riscos sobre a castração. Nao quero aqui afirmar que anticoncepcionais injetaveis sejam 100% seguros – assim como nao o é com as mulheres – mas dai a afirmar contudentemente que eles TODOS procam cancer e’ de uma ignorancia e de uma arrogancia profissional e emesmo academica que nao prepara esses profissionais para pesquisarem sobre sua propria pratica. Em tempo: sempre dei anticoncepcionais para minhas 7 cadelas ( ha mais de anos ) e todas sao saudaveis. Obrigada pela atenção.