Esses são alertas para que você procure um veterinário
Vômito e diarreia estão entre os relatos mais comuns no consultório veterinário, mas nem por isso devemos banalizar tais sinais.
Esses dois sintomas são sinais de que algo de errado está acontecendo com seu pet e a causa deve ser investigada. Essa prevenção evita o agravamento de doenças. O médico veterinário pode precisar realizar exames de sangue e fezes, de imagem, endoscopia ou colonoscopia em seu pet para chegar à causa e tratar de forma efetiva.
O vômito e a diarreia fazem com que o animal perca líquido e eletrólitos importantes, podendo apresentar fraqueza, apatia, inapetência, dentre outros sinais mais graves que vão depender da quantidades de vezes que o animal vomita ou defeca e da causa da gastroenterite.
Causas de vômito e diarréia
São muitas as possibilidades. Cães e gatos podem vomitar por conta da alimentação inadequada, por doenças renais, doenças hepáticas, inflamação na vesícula biliar, diversos tipos de infecções sistêmicas e doenças virais. Gatos ainda podem vomitar as famosas bolas de pelo, que eles ingerem ao higienizar o corpo.
Se o seu pet vomitou a grama ou a bola de pelo, mas esta alerta, comendo e bebendo água normalmente, não será preciso correr para a emergência, mas é importante continuar a observação e relatar ao veterinário na próxima consulta.
Mudanças de comportamento
Casos de vômito ou diarreias constantes necessitam de atendimento o quanto antes, especialmente se for um filhote ou um animal idoso.
Observe sempre seu animal de perto, fique atento a essas pequenas mudanças de comportamento no apetite, na urina e nas fezes.
A recomendação é sempre levá-lo periodicamente para check-up com o médico veterinário de sua confiança. Na Doctor Vet, além das especialidades veterinária, temos o atendimento clínico geral com a Dra. Eliana de Farias. É nesse atendimento de rotina que doenças graves podem ser evitadas garantindo a qualidade de via do eu animal doméstico.